Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Advogado de Alexei Navalny detido em Moscovo

O causídico foi libertado pouco depois. Vasily Dubkov acompanhou a mãe de Navalny (na imagem) na semana passada, quando esta apelou em várias ocasiões pela entrega do corpo do filho para realizar o funeral.

Advogado de Alexei Navalny detido em Moscovo
Notícias ao Minuto

16:49 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Opositor russo

O advogado Vasily Dubkov, que representou o opositor russo Alexei Navalny, foi detido esta terça-feira em Moscovo, segundo a imprensa russa, citada pela Reuters, tendo sido pouco depois libertado.

Foi o próprio Vasily Dubkov quem informou, posteriormente, o meio russo independente Verstka de que tinha sido libertado. Não avançou qual foi o motivo da sua detenção, mas sublinhou que se tratou de obstrução ao seu trabalho como advogado.

Vasily Dubkov acompanhou a mãe de Navalny, Lyudmila Navalnaya, na semana passada, quando esta apelou em várias ocasiões pela entrega do corpo do filho para realizar o funeral.

Recorde-se que Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morreu aos 47 anos numa prisão do Ártico, no dia 16 de fevereiro, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

No domingo, o chefe de inteligência militar ucraniano, Kyrylo Budanov, citado pela Sky News, afirmou que está "mais ou menos confirmado" que o opositor russo Alexei Navalny morreu de causas naturais.

No entanto, a equipa da figura de proa da oposição russa culpa o governo russo e, em particular, o presidente Vladimir Putin.

A família de Navalny conseguiu por fim recuperar o seu corpo no sábado, dia 24 de fevereiro, mas não se sabe ainda quando e onde será sepultado.

A mãe afirmou que a tinham ameaçado de que deixariam os restos mortais do filho na própria prisão se ela não cumprisse as exigências das autoridades.

[Notícia atualizada às 17h02]

Leia Também: Funerárias "recusam" (ou estão "proibidas") de fazer velório de Navalny

Recomendados para si

;
Campo obrigatório