Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Cópia de livro 'Harry Potter' vendida por mais de 12 mil € no Reino Unido

A cópia foi comprada por cêntimos numa livraria em segunda mão há quase 30 anos.

Cópia de livro 'Harry Potter' vendida por mais de 12 mil € no Reino Unido
Notícias ao Minuto

10:17 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Leilão

Uma cópia de prova do primeiro livro da saga 'Harry Potter' foi vendida em leilão na segunda-feira por 11.000 libras (cerca de 12,9 mil euros).

O exemplar da primeira edição de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', cuja capa tem a indicação de "cópia de prova não corrigida", foi comprado há quase 30 anos, em 1997, numa livraria em segunda mão no sul de Londres, juntamente com dois outros livros, por um total de (apenas) 13 cêntimos, revela a leiloeira britânica Hanson's citada pela Associated Press (AP).

A vendedora, cujo nome não foi revelado, agarrou no livro sem prestar muita atenção. Não o leu durante anos até perceber os preços altos a que algumas cópias de Potter estavam a ser vendidos, revelou a Hansons em comunicado.

"Uma enorme sorte na hora certa", afirmou a mulher que 'amealhou' dividendos com a obra, que foi agora adquirida por um comprador privado do Reino Unido.

Jim Spencer, diretor de livros da casa de leilões, revelou ainda que a página de rosto do exemplar indicava erradamente o nome da autora como 'J A Rowling' em vez de J.K. Rowling.

"Este livro merecia ter um bom desempenho. Esta cópia de prova foi onde o fenómeno 'Harry Potter' começou. Esta é a primeira aparição impressa do primeiro romance de Potter", disse Spencer.

Leia Também: "Poesia". Encontra carta de amor com 70 anos em caixa comprada em leilão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório