Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Hamas estuda possibilidade de cessar fogo de 40 dias e troca de reféns

Nestes dias, Hamas tentaria recuperar hospitais e padarias.

Hamas estuda possibilidade de cessar fogo de 40 dias e troca de reféns
Notícias ao Minuto

09:10 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

O Hamas estará a estudar uma proposta de cessar-fogo de 40 dias e uma troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos, avança o El Pais. Esta hipótese terá sido abordada numa reunião entre o Qatar, o Egito, Israel e os Estados Unidos, realizada em Paris este fim de semana.

Durante esta interrupção nas operações militares, o objetivo seria restaurar hospitais e padarias de Gaza, destruídas durante o conflito, iniciado em outubro. Isto porque, segundo a publicação espanhola, das centenas de lojas na Faixa de Gaza apenas 15 estão, atualmente, em funcionamento.

Durante estes 40 dias, 500 camiões de ajuda humanitária poderiam entrar na zona do enclave por dia e poderiam montar milhares de tendas de campanha para alojar os desalojados.

O projeto prevê igualmente que o Hamas liberte 40 reféns israelitas, incluindo mulheres, crianças com menos de 19 anos, idosos com mais de 50 anos e doentes, enquanto Israel libertaria cerca de 400 prisioneiros palestinianos e não os voltaria a prender.

Esta série de conversações sobre tréguas parece ser a iniciativa mais séria das últimas semanas para pôr termo aos combates no enclave palestiniano e garantir a libertação dos reféns israelitas e estrangeiros.

Os mediadores intensificaram os esforços para garantir um cessar-fogo na esperança de evitar um ataque israelita à cidade de Rafah, onde mais de um milhão de pessoas deslocadas estão abrigadas perto da fronteira egípcia.

Leia Também: Autoridade Palestiniana saúda fim de audiências sobre ocupação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório