Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Mulher morre após incêndio que começou ao cozinhar um ovo em São Paulo

O acidente aconteceu a 16 de fevereiro e a mulher morreu no dia em que seria sujeita a uma operação, no município paulista de Rio Claro, no Brasil.

Mulher morre após incêndio que começou ao cozinhar um ovo em São Paulo
Notícias ao Minuto

18:07 - 26/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Uma mulher morreu, esta segunda-feira, depois de se queimar enquanto cozinha um ovo em Rio Claro, no estado brasileiro de São Paulo.

De acordo com o g1, o acidente aconteceu a 16 de fevereiro, quando Elisângela Oliveira de Jesus partiu o alimento para dentro de um copo, por forma a verificar se o mesmo estava estragado.

A mulher, de 33 anos, não se apercebeu que o copo tinha água e quando passou o ovo diretamente para a frigideira que tinha ao lume, a água também passou para o fogão.

Foi nesta sequência que as chamas se alastraram, tendo a vítima sofrido queimaduras na cara e também na roupa.

Elisângela Oliveira de Jesus foi internada na Unidade de Tratamento de Queimaduras de um hospital paulista, e seria operada hoje. A mulher sofreu, no entanto, uma paragem cardiorrespiratória e acabou por não resistir, deixando uma filha de um ano.

De acordo com o que relembra a publicação brasileira, a explosão – e decorrente alargamento das chamas – quando se usa água e óleo acontece por causa da expansão das moléculas de água, que se tornam em vapor quando entram em contacto com temperaturas altas.

"Quando deita algum resíduo de água no óleo, por eles não se misturarem e a água ser mais densa, ela vai para baixo do óleo. Como a temperatura está muito alta, as gotículas de água vaporizam (calefação) e absorvem muita energia. As moléculas gasosas expandem-se, praticamente ficando 1,7 mil vezes maiores do que no volume líquido. Quando ocorre essa expansão da água e ela está por baixo do óleo, ela empurra, arremessa todo esse óleo para fora da panela”, explicou à publicação um professor de química.

Leia Também: Morte de portuguesa em incêndio em prédio de Londres foi acidental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório