Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Navio norueguês com possível surto de cólera (passageiros testados)

O barco norueguês transportava mais de dois mil passageiros e cerca de mil tripulantes. Resultados deverão ser conhecidos na terça-feira.

Navio norueguês com possível surto de cólera (passageiros testados)
Notícias ao Minuto

17:35 - 26/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Cólera

Um navio norueguês, o Norwegian Dawn, que transportava mais de dois mil passageiros e cerca de mil tripulantes não teve autorização para atracar num porto das Maurícias, este fim de semana.

De acordo com o que escreve a CBS News, em causa estará um possível surto de cólera, depois de várias pessoas a bordo terem desenvolvido alguns sintomas após terem estado na África do Sul.

Segundo as autoridades portuárias, foram testados pelo menos 15 passageiros que se encontram isolados e os resultados só deverão ser conhecidos na terça-feira.

"A saúde e a segurança dos passageiros, bem como a do país no seu conjunto, são da maior importância para as autoridades", referem as autoridades em comunicado, explicando que o navio foi 'bloqueado' por forma a "evitar quaisquer riscos para a saúde".

Segundo aponta a imprensa internacional, ao longo dos últimos meses os surtos de cólera na região têm vindo a aumentar - tendo, desde 2023, mais de três mil pessoas morrido devido  à doença e mais de 188 mil pessoas testado positivo.

A cólera é uma doença que causa diarreia e desidratação e que, apesar de serem raros os casos nos países desenvolvidos, é quase sempre fatal se não houver tratamento.

Leia Também: Cólera? Milhares de crianças em risco em Moçambique, Zimbabué e Maláui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório