Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 28º

Bangladesh proíbe a domesticação de elefantes selvagens e maus tratos

O Supremo Tribunal do Bangladesh decidiu, num acórdão, que a domesticação de elefantes selvagens não é legal e advertiu contra o recurso à tortura ou aos maus tratos destes animais, foi hoje noticiado.

Bangladesh proíbe a domesticação de elefantes selvagens e maus tratos
Notícias ao Minuto

23:02 - 25/02/24 por Lusa

Mundo Bangladesh

Esta sentença do tribunal veta, em concreto, a autorização de novas licenças e a renovação das já emitidas para a posse de elefantes de origem selvagem, e insta as autoridades a declarar ilegal esta prática, noticia o diário Dhaka Tribune.

A decisão baseia-se numa petição apresentada pelo ator Jaya Ahsan e a Fundação Gente pelo Bem-Estar Animal (PAW, na sigla em inglês).

A petição pedia o fim do uso de elefantes em circos, marchas e outros eventos, assim com o seu treino com técnicas que sejam consideradas tortura.

O jornal aponta que estes animais, quando são maltratados, reagem, provocando danos materiais e em pessoas.

Por outro lado, o grupo pelos direitos dos animais considera que estas práticas violam a Lei dos Animais Selvagens de 2021 e a Lei do Bem-Estar Animal de 2019.

O elefante asiático está incluído, desde 1986, na lista de espécies em perigo da União Internacional para a Conservação da Natureza, estimando-se que em 2019 existissem cerca de 50 mil exemplares.

Leia Também: Angola sem progressos na luta contra comércio ilegal de marfim sancionada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório