Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 29º

Presidentes de Portugal e Angola em Cabo Verde por libertação do Tarrafal

O presidente cabo-verdiano vai acolher os homólogos de Angola e Portugal em 1 de maio no Tarrafal, ilha de Santiago, para celebrar os 50 anos da libertação dos presos políticos do campo de concentração que ali existiu, anunciou hoje em comunicado.

Presidentes de Portugal e Angola em Cabo Verde por libertação do Tarrafal
Notícias ao Minuto

11:14 - 24/02/24 por Lusa

Mundo Cabo Verde

"Os presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, juntar-se-ão ao Presidente José Maria Neves, no Tarrafal, no 1 de maio", lê-se no documento.

Presos angolanos, cabo-verdianos e portugueses permaneciam no campo aquando da libertação, em 01 de maio de 1974, poucos dias depois da queda da ditadura do Estado Novo e do regime colonial, com o 25 de Abril, em Portugal, assinala o documento.

A presença dos três chefes de Estado pretende ser "uma celebração conjunta para render justa e vibrante homenagem a todos aqueles que doaram a sua vida e que muito sofreram pela firmeza das suas convicções e total entrega à causa maior da liberdade e dignidade" dos seus povos, acrescenta a nota.

A presidência cabo-verdiana indica que, além da celebração agendada para 01 de maio, "um substancial programa está a ser elaborado, em articulação com outros órgãos de soberania, a Câmara Municipal do Tarrafal e outros parceiros".

Leia Também: MNE dá exemplo da conversão da dívida de Cabo Verde em investimento verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório