Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Câmara dos Representantes norte-americana deve aprovar apoio à Ucrânia

O líder dos democratas no Senado dos EUA, em visita surpresa à Ucrânia, apelou na sexta-feira ao presidente republicano da Câmara dos Representantes, que votasse favoravelmente o apoio a este país para o ajudar a combater a invasão russa.

Câmara dos Representantes norte-americana deve aprovar apoio à Ucrânia
Notícias ao Minuto

07:29 - 24/02/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"O peso da História está sobre os seus ombros", disse Chuck Schumer, dirigindo-se ao republicano Mike Johnson, através dos jornalistas que o ouviam em Kiev.

Depois de uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymir Zelenskyy, em que também participaram os quatro senadores democratas que o acompanham, Schumer acrescentou: "Se Johnson virar as costas à História, vai lamentar isso nos anos futuros".

O líder democrata justificou a sua presença na Ucrânia "para falar diretamente ao presidente [da Câmara dos Representantes] Johnson", perante o impasse na câmara baixa do Congresso norte-americano da proposta de apoio à Ucrânia aprovada pelo Senado.

A aprovação da proposta pelo Senado, com 60 mil milhões de dólares destinados à Ucrânia, aconteceu na semana passada, depois do colapso de uma proposta mais vasta que teria combinado esta ajuda com mudanças na política fronteiriça dos EUA.

O Senado aprovou a proposta apenas com a parte relativa à ajuda externa, com 70 votos a favor, onde se incluíram 22 republicanos, e 29 contra.

Mas o caminho que se segue na Câmara dos representantes é incerto.

A influência de Donald Trump entre os republicanos é mais forte na câmara baixa do que na alta e tem pressionado no sentido de um voto contra a ajuda à Ucrânia.

Alguns republicanos já ameaçaram mesmo remover Johnson da presidência da Câmara se colocar a proposta a votação. Mas este já disse que "não seria apressado" para tomar uma decisão.

Leia Também: Reino Unido anuncia pacote para ajudar Ucrânia e reabastecer munições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório