Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 29º

Migrações. Barco vira-se ao largo de Malta matando cinco pessoas

Um barco de migrantes virou-se hoje ao largo da costa de Malta durante uma operação de resgate, matando cinco pessoas, incluindo uma mulher, anunciaram as Forças Armadas maltesas.

Migrações. Barco vira-se ao largo de Malta matando cinco pessoas
Notícias ao Minuto

16:10 - 23/02/24 por Lusa

Mundo Migrações

Oito migrantes estão a receber tratamento médico, enquanto outros 21 foram levados para um centro de acolhimento, de acordo com o coronel Edric Zahra, que acrescentou que as pessoas resgatadas são provenientes da Síria, Egito, Gana e Eritreia.

Segundo informações iniciais, cerca de 30 pessoas estavam no barco.

"Estes barcos de migrantes costumam estar sobrecarregados de passageiros. Quando os passageiros se deslocam de um lado para o outro, é provável que o barco perca a estabilidade", explicou o coronel.

Cerca de 380 migrantes chegaram a Malta por via marítima no ano passado, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A grande maioria das pessoas que tenta atravessar o Mediterrâneo central do Norte de África para a Europa chega a Itália, que registou quase 160.000 entradas em 2023.

O Mediterrâneo Central é a rota de migração mais perigosa do mundo: 2.498 pessoas morreram ali em 2023, 75 por cento mais que no ano anterior, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Leia Também: Navio de carga com bandeira de Malta atingido por míssil no Mar Vermelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório