Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades russas deram 3 horas a mãe de Navalny para decidir funeral

Segundo a porta-voz de Alexei Navalny, foram dadas três horas a Lyudmila Navalnaya para decidir acerca das cerimónias fúnebres - mas a progenitora terá exigido que se cumprisse a lei.

Autoridades russas deram 3 horas a mãe de Navalny para decidir funeral
Notícias ao Minuto

16:36 - 23/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Alexei Navalny

As autoridades russas fizeram um ultimato à mãe de Alexei Navalny esta sexta-feira, exatamente uma semana depois de o filho, um dos maiores opositores de Vladimir Putin, ter morrido sob custódia de Moscovo.

A existência deste aviso foi denunciada pela porta-voz do opositor nas redes sociais, ao início desta tarde. "Um investigador telefonou à mãe de Alexei há uma hora e fez-lhe um ultimato. Ou ela aceita um funeral secreto sem despedida pública no prazo de três horas, ou Alexei será enterrado na colónia", começou por referir Kira Yarmysh na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com a responsável, a mãe de Navalny, Lyudmila Navalnaya, recusou-se a negociar com o Comité de Investigação, "uma vez que este não está autorizado a decidir como e onde o seu filho deve ser enterrado".

Segundo a porta-voz, a mãe de Navalny exige que os investigadores entreguem o corpo do filho, tal como está estabelecido na lei - que detalha, aliás, que esta entrega deve ser feita dois dias após ser determinada a causa de morte. Esta semana, Yarmysh revelou que a certidão de Navalny fala em "causas naturais".

"De acordo com os documentos médicos que assinou, estes dois dias expiram amanhã. Ela nsiste em que as autoridades permitam que o funeral e a cerimónia fúnebre se realizem de acordo com as práticas normais", remata Kira Yarmysh na rede social.

Leia Também: Presidente dos EUA encontrou-se com viúva e filha de Navalny

Recomendados para si

;
Campo obrigatório