Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

China acusa Taiwan de "dissimular verdade " em incidente com mortos

A China acusou hoje os dirigentes de Taipé de procurar "dissimular a verdade" sobre um acidente mortal no mar, que envolveu um navio da Guarda Costeira de Taiwan e provocou a morte de dois pescadores chineses.

China acusa Taiwan de "dissimular verdade " em incidente com mortos
Notícias ao Minuto

23:53 - 21/02/24 por Lusa

Mundo Taiwan

A situação ocorreu na quarta-feira perto das ilhas Kinmen, controladas por Taiwan.

Um barco de pesca chinês, com quatro pessoas a bordo, foi perseguido pela Guarda Costeira de Taiwan, por ter penetrado nas águas da ilha, que lhe estão interditas.

Os pescadores caíram à água e dois deles morreram. Os sobreviventes foram interpelados, levados para Kinmen, mas puderam regressar à China continental hoje.

"Por diversas razões, as autoridades de Taiwan procuram subtrair-se às suas responsabilidades e dissimular a verdade sobre o incidente", acusou Zhu Fenglian, uma porta-voz do Gabinete dos Assuntos de Taiwan.

As autoridades de Taiwan garantiram, por seu lado, que a sua Guarda Costeira não fez nada de repreensível.

Mas um dos dois sobreviventes disse a um meio estatal chinês que o barco de pesca se tinha virado depois de abalroado pelo navio de Taiwan.

O incidente arrisca deteriorar ainda mais as já péssimas relações entre Pequim e Taipé.

A China estima que Taiwan é uma das suas províncias, que ainda não conseguiu reunificar com o resto do território, desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949.

Leia Também: Taipé acusa Pequim de intercetar barco turístico perto da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório