Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Conselho Constitucional mantém candidatos às presidenciais no Senegal

O Conselho Constitucional do Senegal publicou hoje a lista atualizada de 19 candidatos presidenciais, sem a candidata Rose Wardini, que anunciou na segunda-feira a intenção de se retirar da eleição.

Conselho Constitucional mantém candidatos às presidenciais no Senegal
Notícias ao Minuto

18:10 - 20/02/24 por Lusa

Mundo Senegal

Com a divulgação da lista, que já tinha sido apresentada em janeiro, o Conselho Constitucional não dá resposta aos apelos para a revisão do processo pré-eleitoral.

O Senegal tinha eleições marcadas para 25 de fevereiro, mas o Presidente, Macky Sall, decretou o adiamento, horas antes do início da campanha eleitoral.

O Conselho Constitucional anulou posteriormente o adiamento da eleição e com essa decisão vetou ainda a prorrogação do mandato de Sall até à tomada de posse do seu sucessor.

Os juízes constataram a impossibilidade de realizar as eleições presidenciais a 25 de fevereiro e solicitaram às autoridades que as organizassem "o mais rapidamente possível".

Na sexta-feira, Sall declarou que iria respeitar a decisão do Conselho e efetuar as consultas necessárias "sem demora" para organizar o escrutínio.

Os senegaleses aguardam agora o início da nova data e a cadeia de acontecimentos desencadeou um novo e aceso diferendo sobre se as eleições presidenciais devem ter lugar antes ou depois de 02 de abril, data em que termina oficialmente o mandato do Presidente.

A disputa alargou-se a saber se o processo deve ou não recomeçar do zero.

Leia Também: Candidatos à Presidência do Senegal pedem eleições até 2 de abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório