Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 30º

Tecnológicas assinam compromisso contra falsidades nas eleições em 2024

Várias empresas designadas tecnológicas, entre as quais Microsoft, Meta, Google e Amazon, assinaram sexta-feira um compromisso de combate à manipulação de informação, particularmente a gerada pela inteligência artificial (IA), nas eleições em 2024.

Tecnológicas assinam compromisso contra falsidades nas eleições em 2024
Notícias ao Minuto

06:29 - 17/02/24 por Lusa

Mundo Eleições

O nome oficial do compromisso conjunto é "A indústria tecnológica contra o uso enganador da IA nas eleições de 2024".

O compromisso "contra as interferências eleitorais" foi também assumido por Adobe, IBM, o fabricante de chips Arm, empresa de IA, como OpenAI e Anthropic, a aplicação de plataformas de conversas Snapchat, a plataforma de vídeos TikTok e a rede social X.

O compromisso consta de oito pontos - apresentado na Conferência de Segurança de Musique -- inclui a deteção e eliminação de áudios, vídeos e imagens que simulem ser atores relevantes nas eleições, bem como os conteúdos com falsidades que visem influenciar os eleitores.

Durante este ano, 40 países vão realizar eleições, em que é chamada a participar metade da humanidade com direito de voto, como recordou recentemente o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a quantidade de falsidades com conteúdo ou intenção política não pára de crescer: segundo a empresa Clarity, que cita o CNBC, estas falsidades estão a crescer 900% em termos anuais.

Leia Também: Japão lança com êxito novo foguetão H3

Recomendados para si

;
Campo obrigatório