Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Oito crianças entre feridos em tiroteio durante celebração do Super Bowl

Oito crianças estão entre as 21 pessoas que ficaram feridas no tiroteio que ocorreu esta quarta-feira no final do desfile de vitória dos Kansas City Chiefs no 58.º Super Bowl e que provocou um morto, adiantaram as autoridades norte-americanas.

Oito crianças entre feridos em tiroteio durante celebração do Super Bowl
Notícias ao Minuto

06:38 - 15/02/24 por Lusa

Mundo EUA

No mais recente balanço sobre o incidente, a chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves, acrescentou que mais uma pessoa foi detida, num total de três.

Stacey Graves teve informação que adeptos podem ter estado envolvidos na detenção de um suspeito, mas não confirmou esta ação.

O chefe do Corpo de Bombeiros de Kansas City, Ross Grundyson, adiantou em conferência de imprensa que entre os 21 feridos, oito foram considerados em perigo de vida, sete com ferimentos graves e seis com ferimentos leves.

O incidente ocorreu num estacionamento próximo à Union Station, estação ferroviária central de Kansas City.

"Estou zangada com o que aconteceu hoje [quarta-feira]. As pessoas que participaram nesta celebração deveriam esperar um ambiente seguro", acrescentou Graves, detalhando que havia cerca de 800 agentes de segurança no evento.

Esta foi a mais recente celebração desportiva nos EUA marcada pela violência armada, depois de um tiroteio no ano passado no centro de Denver, na celebração da vitória dos Nuggets na final da NBA.

Vídeos divulgadas nas redes sociais mostraram os momentos após o tiroteio, onde surgem pessoas feridas e se ouviam pessoas a gritar, noticiou a agência Associated Press (AP).

Outro vídeo mostrou duas pessoas a perseguir e a atacar alguém, segurando-o até à chegada de dois polícias.

"Esta é absolutamente uma tragédia, do tipo que nunca teríamos esperado em Kansas City, do tipo que nos lembraremos durante algum tempo", sublinhou, por usa vez, o presidente da Câmara de Kansas City, Quinton Lucas.

O governador do Missouri, Mike Parson, e a sua mulher, estavam no desfile quando ocorreu o tiroteio, mas estão em segurança, garantiu esta autoridade através da rede social X.

Em comunicado, o Kansas City Chiefs manifestou-se triste e condenou um "ato de violência sem sentido", acrescentando que todos os seus jogadores, treinadores e membros da equipa, bem como suas famílias, estavam seguros.

A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden recebeu um relatório sobre o tiroteio, tal como é habitual neste tipo de incidentes.

Milhares de pessoas saíram à rua para celebrar a vitória da equipa de futebol americano, que venceu os San Francisco 49ers por 25-22, após prolongamento, no 58.º Super Bowl, em Las Vegas, Nevada.

O tiroteio terminou com clima de celebração do Dia dos Namorados, ao mesmo tempo que os fãs do Chiefs comemoravam o seu terceiro título do Super Bowl em cinco temporadas.

No domingo, no Allegiant Stadium, os Chiefs, que perdiam por 10-3 ao intervalo e chegaram ao fim dos 60 minutos empatados a 19, conquistaram o seu quarto título, em seis presenças, repetindo 1970, 2020 e 2023, para se juntarem no quinto lugar do ranking a Green Bay Packers e New York Giants.

Por seu lado, os San Francisco 49ers, que disputaram pela oitava vez o Super Bowl, mantiveram-se com cinco troféus, o último em 1995, perdendo a possibilidade de igualar os seis títulos dos recordistas Pittsburgh Steelers e New England Patriots.

Leia Também: Biden pede a Congresso medidas contra violência armada após tiroteio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório