Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Médica polaca resgatada de rapto no Chade em missão perigosa

Helicóptero utilizado para resgatar Aleksandra Kuligowska foi alvejado pelos seus sequestradores.

Médica polaca resgatada de rapto no Chade em missão perigosa
Notícias ao Minuto

16:20 - 14/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Chade

Uma médica polaca foi raptada no Chade, na passada sexta-feira, mas forças militares conseguiram resgatá-la na madrugada desta quarta-feira.

A missão de resgate não foi, no entanto, nada fácil, conforme conta a BBC.

Aleksandra Kuligowska foi sequestrada do hospital onde trabalhava, perto de Dono Manga, no sul do país africano. Homens armados invadiram o edifício, fazendo-se passar por acompanhantes de um falso doente, e levaram-na, bem como a um outro médico, de nacionalidade mexicana. Este, no entanto, foi libertado pouco tempo depois.

Após cinco dias de rapto, numa floresta a 10 quilómetros do local de onde foi levada, a médica foi finalmente resgatada às 3h00 (2h00 em Portugal continental) pelas autoridades, segundo o relatório militar da operação, que contou com a ajuda de forças francesas.

"Quando o helicóptero levantou voo, os sequestradores saíram para alvejá-lo e tentar abatê-lo, deixando a refém sozinha. Enquanto as nossas tropas terrestres avançavam, conseguiram resgatá-la. Todos os sequestradores foram mortos. Eram três", disse o governador local Ildjima Abdraman, citado pela AFP.

Kuligowska foi depois levada, num estado "enfraquecido e traumatizado", para a capital do país, N'Djamena.

"Está segura e saudável e já revelei essa informação às pessoas que lhe são próximas por telefone. Agradeço às forças locais e aos nossos aliados franceses pelas suas ações", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radoslaw Sikorski, no X (antigo Twitter).

Leia Também: Rússia apoia com "todos os meios" a estabilização no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório