Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Secretário da Defesa dos EUA cancela reunião da NATO após hospitalização

Lloyd Austin foi levado para uma unidade de cuidados intensivos num hospital militar em Washington.

Secretário da Defesa dos EUA cancela reunião da NATO após hospitalização
Notícias ao Minuto

17:20 - 12/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, cancelou uma viagem a Bruxelas, na Bélgica, onde tinha marcadas reuniões com chefes da defesa da NATO, nesta semana.

Austin tinha programado viajar para a capital belga na terça-feira, para no dia seguinte participar numa nova reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia e a sua agenda da semana incluía ainda a reunião ministerial da NATO.

O cancelamento segue-se a uma nova hospitalização de Austin, que foi levado para uma unidade de cuidados intensivos num hospital militar nos arredores de Washington, no domingo.

O Pentágono, citado pela BBC, disse o responsável que enfrenta um "problema emergente de bexiga", e não há indicação de até quando estará internado.

Lloyd Austin, de 70 anos, foi diagnosticado com cancro da próstata e recentemente alvo de uma prostatectomia. Em comunicado, o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, informou, no domingo, que o responsável "foi para o hospital com os sistemas de comunicações confidenciais e não confidenciais necessários ao desempenho das suas funções".

Posteriormente, foi anunciado que Austin delegou as suas funções à vice-secretária da Defesa, Kathleen Hicks, por volta das 16h55 (21h55 em Lisboa).

Recorde-se que o secretário de Defesa dos EUA foi internado e diagnosticado com cancro da próstata em dezembro do ano passado, tendo ocultado inicialmente a informação à Casa Branca. A 1 de fevereiro, pediu desculpas pela forma como reagiu e admitiu que devia ter comunicado o internamento hospitalar. "Quero ser claro. Não agi corretamente", disse na altura.

[Notícia atualizada às 18h40]

Leia Também: Secretário da Defesa dos EUA internado nos cuidados intensivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório