Taiwan deteta oito balões de observação chineses no seu espaço aéreo

O Ministério da Defesa de Taiwan comunicou hoje a deteção de oito balões de observação chineses no seu espaço aéreo e informou que dois deles tinham sobrevoado a ilha.

Notícia

© Johannes Neudecker/picture alliance via Getty Images

Lusa
10/02/2024 13:19 ‧ 10/02/2024 por Lusa

Mundo

Taiwan

Os aparelhos foram detetados entre as 07:09 e as 18:22 locais de sexta-feira, a uma altitude entre 4.500 e 10.000 metros, segundo informação do Ministério da Defesa de Taiwan publicado na sua conta na rede social X, o antigo Twitter.

Na mesma nota, Taiwan denunciou o aparecimento, nas últimas horas, junto à linha de segurança do Estreito, de cinco aviões de combate e quatro navios chineses.

Embora o movimento de aviões e navios chineses seja habitual desde há meses nas imediações da linha de segurança, a China tem vindo a aumentar, desde há algum tempo, o posicionamento destes balões de observação, o que Taiwan considera também uma manobra de pressão.

O número de balões registados desta vez é o mais elevado observado num só dia desde que Taiwan decidiu, em dezembro, divulgar o avistamento destes aparelhos.

Na sexta-feira o Departamento de Estado dos EUA disse que o balão chinês que sobrevoou os Estados Unidos na semana passada estava equipado com ferramentas de espionagem e não meteorológicas, segundo imagens recolhidas por aviões militares norte-americanos.

O balão "tinha várias antenas, um conjunto com capacidade de recolher e geolocalizar comunicações" e "estava equipado com painéis solares suficientemente grandes para fornecer energia necessária para fazer funcionar vários sensores de recolha de informação", afirmou um responsável do Departamento de Estado dos EUA.

Leia Também: Taiwan proíbe exportações de alta tecnologia para Rússia e Bielorrússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas