Procurar

Homem detido em esquema de fraude online. Mulher perdeu 260 mil euros

Aconteceu em Palma de Maiorca, Espanha.

Homem detido em esquema de fraude online. Mulher perdeu 260 mil euros

© shutterstock

Notícias ao Minuto
09/02/2024 23:56 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Um homem foi detido em Palma de Maiorca, Espanha, por pertencer a uma organização criminosa que defraudou uma mulher através da Internet em cerca de 260 mil euros.

De acordo com a denuncia da mulher, citada pelo Última Hora, a vítima fez vários donativos em dinheiro a uma pessoa que a contactou através de mensagens online.

Essa pessoa - um homem - fingiu ser um conhecido próximo da vítima e conseguiu ganhar a sua confiança após obter informações suficientes sobre ela.

Segundo a mulher, este disse que era um investidor e insistiu que esta deveria investir numa plataforma de criptomoedas porque era uma grande oportunidade de ajudar mais pessoas. Dada a relutância inicial da mulher, o suspeito reforçou que o depósito de dinheiro ajudaria os mais necessitados.

A vítima acabou por aceitar e realizou diversas transferências bancárias que variavam entre 7.000 e 10.000 euros para contas na Lituânia e Itália.

Após estas transferências, a vítima ficou sem dinheiro na sua conta pessoal e o alegado consultor financeiro disse-lhe que as doações poderiam ser feitas em numerário.

Durante o mês de janeiro, foram realizados mais dois envios de dinheiro pela vítima pessoalmente. O suspeito enviou um intermediário, que recebeu o dinheiro da mulher num pacote de plástico.

Após investigações levadas a cabo pelo Grupo de Crimes Económicos e Crimes Tecnológicos da Polícia Nacional, soube-se que iria ocorrer uma nova entrega e foi acionado um dispositivo de vigilância.

Chegando ao local marcado com a mulher, o intermediário foi intercetado no momento em que concordou em receber o dinheiro, acabando detido.

Já durante interrogatório ao suspeito, as autoridades descobriram que o suspeito está inserido num grupo criminoso no qual estão distribuídas as funções.

Neste caso, o cidadão chinês é o 'correio' que recolhe o dinheiro e o entrega a um superior que faz parte da organização. Segundo fontes policiais, não estão descartadas mais detenções.

Leia Também: Português de 40 anos morre após colisão com autocarro em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10