Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Tropas israelitas matam 3 palestinianos em incursão na Cisjordânia

Militares israelitas mataram hoje três palestinianos durante uma incursão no campo de refugiados de Nur Shams, situado na cidade de Tulkarem, nordeste da Cisjordânia ocupada, em plena espiral de violência na região.

Tropas israelitas matam 3 palestinianos em incursão na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

20:15 - 07/02/24 por Lusa

Mundo Cisjordânia

O Ministério da Saúde palestiniano indicou que um homem de 39 anos e outro de 36 anos foram mortos por disparos das tropas, enquanto o Exército israelita afirma ter abatido três "operacionais terroristas".

Milícias palestinianas locais indicaram através da rede Telegram que enfrentaram o Exército judaico no campo de refugiados, que desde o início do corrente ano já foi alvo de diversas operações militares num dos pontos de maior tensão na Cisjordânia.

A agência oficial palestiniana Wafa indicou que forças especiais israelitas irromperam hoje em Nur Shams, apoiadas por reforços militares, originando confrontos armados.

A Wafa precisou que as tropas atacaram uma casa no campo de refugiados enquanto uma retroescavadora derrubava parte do edifício, com um jovem e três mulheres feridos pelos disparos.

Um porta-voz do Exército israelita indicou que as suas forças "efetuaram atividades antiterroristas na área de Nur Shams" com a polícia fronteiriça e "cercaram o edifício onde se entrincheirou Muatasam Ali, um importante terrorista". Acrescentou que "dois terroristas armados que tentavam fugir do edifício também foram neutralizados".

A atual espiral de violência na Cisjordânia ocupada e a mais grave desde a Segunda Intifada (2000-2005).

Apesar de a região já registar um aumento da tensão desde o inicio de 2023, a situação agravou-se na sequência do início da guerra entre Israel e o Hamas em 07 de outubro.

Desde essa data, mais de 370 palestinianos foram mortos por fogo israelita, incluindo 61 vítimas mortais desde o início de 2024.

Israel ocupa o território da Cisjordânia desde a designada Guerra dos Seis Dias de 1967, e mantém desde então um amplo regime de ocupação militar e colonização do território.

Leia Também: "Violência dos colonos" israelitas na Cisjordânia tem de "acabar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório