Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Mais de 100 gatos encontrados mortos numa habitação em França

Um homem, de 66 anos, foi detido. De acordo com a imprensa francesa, mantinha um registo de todos os felinos, a quem chamava "meus amores".

Mais de 100 gatos encontrados mortos numa habitação em França
Notícias ao Minuto

20:00 - 07/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Mais de 100 gatos foram encontrados mortos dentro de um congelador ou enterrados no jardim de uma casa em La Roquette-sur-Siagne, uma comuna perto de Cannes, em França. Segundo o jornal Le Figaro, outras dezenas de felinos foram encontrados vivos, mas em condições degradantes. Um homem, de 66 anos, foi detido.

A descoberta foi feita na terça-feira e, no total, de acordo com o grupo de proteção animal AEPA, 77 gatos foram encontrados no congelador de um barracão junto à habitação. Foram também encontrados 38 gatos vivos - incluindo 12 crias e uma gata grávida - e alguns mostraram sintomas de tifo, uma doença altamente infeciosa. 

"Viveram na sujidade desta casa durante vários anos, privados de cuidados", afirmou o grupo, que apelidou a habitação de "casa dos horrores", citado pelo jornal francês.

Já de acordo com a rádio francesa BFM, outros 50 gatos foram encontrados enterrados no jardim e o alegado dono, um homem de 66 anos, foi detido e libertado esta quarta-feira, devendo ser alvo de uma avaliação psiquiátrica.

O AEPA estava a investigar a habitação desde dezembro de 2023, na sequência de uma denúncia, e esteve desde então a recolher provas até garantir que tinha material suficiente para informar a polícia.

"Investigámos, notámos odores fortes, muitos barulhos, por isso chamámos a polícia, que veio observar os mesmos odores", disse o grupo à BFM. "Passados dois meses, obtivemos ontem a busca por parte da polícia".

A rádio France 3 avançou que o homem mantinha um registo dos animais, incluindo os mortos, a quem chamava "meus amores". 

Os animais encontrados com vida ficarão a cargo de associações de proteção animal.

Leia Também: Cão resgatado "magro" e "cheio de feridas". Era alimentado por vizinhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório