Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 19º

'Cérebro' de roubo de 70 milhões em diamantes detido em Ibiza

Errol HV foi condenado a 9 anos e cinco meses de prisão por um inacreditável ataque a um carro blindado no aeroporto de Schiphol em 2005.

'Cérebro' de roubo de 70 milhões em diamantes detido em Ibiza
Notícias ao Minuto

16:30 - 07/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Roubo

Um homem condenado e procurado por um célebre roubo de diamantes no aeroporto de Schiphol, nos Países Baixos, em 2005, foi detido em Ibiza, Espanha, esta terça-feira.

Errol HV, de 59 anos, foi condenado em recurso em 2021 a 9 anos e cinco meses de prisão pelo roubo e ainda tem de cumprir a maior parte dessa pena. Segundo o Telegraaf, ele é considerado o mentor do roubo de diamantes no valor de 70 milhões de euros – o maior roubo de diamantes da história dos Países Baixos.

Praticamente nenhum dos diamantes roubados foi recuperado. Até agora.

Segundo a Polícia Nacional em comunicado de imprensa citado pelo El Mundo, a investigação começou em novembro do ano passado, quando as autoridades dos Países Baixos informaram a Secção de Localização de Fugitivos que na ilha de Ibiza poderia estar um fugitivo.

"Depois de uma busca exaustiva foi localizado numa vila da ilha e, finalmente, na tarde de ontem [terça-feira, 6 de fevereiro] foi detetado quando saía de casa a bordo de um veículo", relata a Polícia. "Depois de vários quilómetros de perseguição, os agentes pararam a viatura, bloqueando a sua passagem com três viaturas e procederam à sua detenção", explica-se ainda.

Errol havia mudado muito de aparência - parecia muito mais jovem e estava muito mais magro - por isso os agentes não descartam que ele tenha "feito alguns retoques cosméticos para não ser facilmente reconhecido".

Parte do saque do roubo de Schiphol foi imediatamente recuperado, mas o resto, no valor de cerca de 40 milhões de euros, não foi encontrado.

Leia Também: Pastor detido por violar sobrinha. Em troca deixava-a jogar videojogos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório