Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Descoberto o batom mais antigo do mundo. Tem 4 mil anos

Cosmético vermelho foi encontrado no Irão.

Descoberto o batom mais antigo do mundo. Tem 4 mil anos
Notícias ao Minuto

12:16 - 07/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Cosméticos

O batom mais antigo do mundo, com 4 mil anos, foi descoberto no Irão por um grupo constituído por arqueólogos da Universidade do Teerão e da Universidade de Pádua, em Itália.

Conta o Corriere del Veneto que o batom em causa estava dentro de um frasco "finamente esculpido", datado entre 1900 e 1700 a.C.

No estudo, intitulado 'Batom da Idade do Bronze encontrado no sudoeste do Irão' e publicado na revista Scientific Reports, o cosmético é descrito como um "preparado vermelho escuro, à base de hematita, manganita e braunita, misturado com ceras e óleos vegetais que, pela sua composição específica, é muito semelhante à de um batom moderno".

De acordo com os arqueólogos, a descoberta prova que os artesãos do antigo Irão tinham já "conhecimentos muito avançados" sobre compostos que permitiam a produção não só de 'kohl' (lápis preto para os olhos), como de sombras de algumas cores e batons, assim como dos perigos da ingestão direta de minerais de chumbo, uma vez que as misturas encontradas contêm apenas "vestígios mínimos" desta substância.

Ainda segundo o mesmo estudo, há 4 mil anos, o batom era uma “importante manifestação pública do papel dominante de um estrato de elite da população”.

Leia Também: Novo acelerador de partículas subatómicas a funcionar perto de 2050

Recomendados para si

;
Campo obrigatório