Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 16º

PJ deteta nova droga em apreensão de milhares de compridos falsos

O N-desetil-isotonitazeno provoca "sentimentos de euforia, seguidos de sonolência", assim como o "bloqueio do sistema respiratório", a principal causa de morte por overdose.

PJ deteta nova droga em apreensão de milhares de compridos falsos
Notícias ao Minuto

13:22 - 06/02/24 por Notícias ao Minuto

País Droga

A Polícia Judiciária (PJ) detetou, pela primeira vez na Europa, uma nova droga sintética, o N-desetil-isotonitazeno, numa apreensão de milhares de comprimidos falsos de oxicodona, cujo destino final não seria Portugal.

Num comunicado enviado esta terça-feira ao Notícias ao Minuto, os inspetores explicam que foi o  Laboratório de Polícia Científica (LPC) da PJ que fez a descoberta.

Para a identificação da droga, o LPC contou com análises complementares, realizadas em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com o Instituto Superior Técnico.

De acordo com a PJ "esta nova substância psicoativa pertence a uma classe química que surgiu recentemente na Europa, designada de nitazenos. O seu consumo provoca sentimentos de euforia seguidos de sonolência, provocando o bloqueio do sistema respiratório, sendo esta a causa principal da morte por overdose".

Desde 2019, o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência já sinalizou 16 compostos desta classe de nitazenos, maioritariamente no norte do continente europeu.

Leia Também: Passageiro vindo da Guiné Bissau traz mais de 32kg de droga em bagagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório