Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Governantes cipriotas assinam declaração de 'tolerância zero' ao assédio

Todos os ministros do Chipre assinaram hoje um compromisso de 'tolerância zero' em relação a atitudes e comportamentos sexistas e qualquer forma de assédio sexual nos seus gabinetes.

Governantes cipriotas assinam declaração de 'tolerância zero' ao assédio
Notícias ao Minuto

15:33 - 02/02/24 por Lusa

Mundo Chipre

O país tem já uma legislação rigorosa contra o assédio sexual e o sexismo no local de trabalho, porém, foi imposta a inédita medida denominada pelo presidente cipriota, Nikos Christodoulides, como "compromisso institucional", visando eliminar estes comportamentos no governo.

A assinatura de todo os governantes aconteceu numa cerimónia, que decorreu no palácio presidencial, tendo o chefe de Estado referido que "apela e espera" que seja implementada a declaração de forma concreta.

"Através do nosso comportamento, da nossa postura e abordagem, somos nós que devemos, antes de todos os outros de servir de exemplo", afirmou Christodoulides, pai de quatro filhas e que fez da igualdade de género uma prioridade para a sua administração que tem quase um ano. O presidente garantiu que o governo está a trabalhar para "derrubar qualquer discriminação por preconceito de género" que faça o país retroceder.

O Chipre ocupa o 22.º lugar na União Europeia em termos de igualdade de género, com uma pontuação de 57,3 em 100, segundo o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

A Comissária para a Igualdade de Género de Chipre, Josie Christodoulou, argumentou que a declaração incorpora formalmente a questão do género em todos os níveis de governo.

"O objetivo final é criar um ambiente que permita uma sociedade e uma economia saudáveis, iguais para todos", concluiu.

Leia Também: Portuguesa detida por angariar mulheres para casamentos falsos no Chipre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório