Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Idosa morre após receber medicamento errado na farmácia em Espanha

O funcionário terá confundido o nome dos medicamentos, que tinham nomes semelhantes.

Idosa morre após receber medicamento errado na farmácia em Espanha
Notícias ao Minuto

11:45 - 01/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo País Basco

Uma idosa, de 88 anos, morreu depois de lhe ter sido dado um medicamento errado numa farmácia no País Basco, em Espanha. Segundo a imprensa espanhola, a morte foi denunciada pela família a um tribunal.

Após ter sido apresentada queixa contra a farmácia, o tribunal abriu um inquérito e a polícia de Ertzaintza (polícia basca) deu início às investigações, que culminaram numa acusação contra o funcionário que vendeu o medicamento errado à vítima.

De acordo com o jornal espanhol El Correo, o caso remonta a dezembro, quando a idosa começou a sentir-se mal e o médico de família, após uma consulta domiciliária, lhe receitou um antibiótico denominado 'Levofloxacina'.  No entanto, na farmácia foi-lhe dado um medicamento chamado 'Levotiroxina', uma hormona para problemas da tiroide.

A publicação aponta que "nem a funcionária nem a doente se aperceberam do erro". A falha só foi detetada dias depois pela neta da idosa, que estranhou o facto de a avó não melhorar.

A vítima fez várias análises, que confirmaram que tinha níveis anormais de hormonas da tiroide, e começou a ser assistida em casa. No entanto, viria a morrer semanas depois.

A mulher foi transferida para o Hospital Cruces, no município de Barakaldo, e morreu no passado dia 14 de janeiro.

Leia Também: Agride 4 polícias após ser-lhe pedido que faça teste de deteção de drogas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório