Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

Zelensky agradece pela aprovação de 50 mil milhões para a Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje ao Conselho Europeu pela aprovação da verba de 50 mil milhões da União Europeia (UE) para ajudar o país, invadido pela Rússia em 2022.

Zelensky agradece pela aprovação de 50 mil milhões para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:29 - 01/02/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Numa mensagem publicada na rede social X, Zelensky, manifestou a sua "gratidão a Charles Michel [presidente do Conselho Europeu] e aos líderes da UE pela criação do Mecanismo para a Ucrânia, de 50 mil milhões de euros", para o período 2024-2027, considerando esta "uma decisão muito importante dos 27 líderes que, mais uma vez, demonstra a forte unidade na UE.

Os líderes da União Europeia (UE) chegaram hoje, 10 minutos após o início oficial do Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas, a um acordo sobre apoio financeiro de 50 mil milhões de euros à Ucrânia, após retrocesso húngaro, anunciou o Michel, também na rede social X.

Esta 'luz verde' foi alcançada logo no início do Conselho Europeu extraordinário e "nem sequer houve discussão", adiantou este responsável.

Incluída nas conclusões desta cimeira extraordinária foi a possibilidade de, "na base de um relatório anual da Comissão", o Conselho Europeu realizar "um debate anual sobre a concretização do instrumento para obter diretrizes".

Isto significa que, "se necessário, dentro de dois anos o Conselho Europeu convidará a Comissão a apresentar uma proposta de revisão no contexto do novo QFP", adianta o mesmo parágrafo.

Leia Também: "Temos acordo". UE aprova apoio à Ucrânia após impasse da Hungria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório