Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Israel emite ordem de evacuação do campo de refugiados de Khan Yunis

O Exército israelita emitiu hoje um novo aviso para a retirada dos civis que se encontram no campo de refugiados palestinianos de Khan Yunis, e de outros bairros da cidade do sul da Faixa de Gaza.

Israel emite ordem de evacuação do campo de refugiados de Khan Yunis
Notícias ao Minuto

10:33 - 26/01/24 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

Avichai Adrai, o porta-voz do Exército Israel publicou, em árabe, na rede social X um mapa das zonas para onde os civis palestinianos devem dirigir-se por motivos de segurança.

A ONU e várias organizações não-governamentais criticaram as ordens de evacuação do campo de refugiados, sublinhando que "não há zonas seguras" em Gaza.

Por outro lado, as Nações Unidas referem que não existem garantias de segurança de regresso para os deslocados, 1,9 milhões de cidadãos palestinianos, cerca de 85% da população do enclave.

As zonas afetadas incluem também os bairros de Al Nasser e Al Amal assim como o centro da cidade.

As forças de Israel declararam na terça-feira que tinham concluído o cerco a Khan Yunis e hoje comunicaram o bombardeamento de "dezenas de alvos" do Hamas nas últimas 24 horas.

Khan Yunis tornou-se um dos principais alvos do Exército israelita nas últimas semanas.

Israel lançou a ofensiva contra o enclave palestiniano na sequência dos atentados do Hamas que causaram cerca de 1.200 mortos e quase 240 raptados.

As autoridades do enclave, controlado pelo Hamas, indicam que, até ao momento, mais de 26 mil palestinianos foram mortos na ofensiva israelita.

Leia Também: Sobe para mais de 26 mil o número de mortos em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório