Procurar

Chá perfeito é com sal? Para cientista sim, mas para britânicos é "crime"

O livro de uma cientista norte-americana diz que a melhor forma de beber chá é com uma pitada de sal e umas gotas de limão. Após a polémica instalada no Reino Unido, a embaixada dos EUA em Londres já se pronunciou e respondeu... com ironia.

Chá perfeito é com sal? Para cientista sim, mas para britânicos é "crime"

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/01/2024 22:47 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Chá com ou sem açúcar? E se for sal? A última opção é, segundo uma cientista norte-americana, a melhor para beber a chávena de chá perfeita. A opinião foi incluída num livro e já abriu uma 'guerra' entre os norte-americanos e os britânicos, que levam a sério a sua tradição com o chá.

A cientista, Michelle Francl, professora de química na Bryn Mawr College, no estado da Pensilvânia, publicou o livro 'Steeped: The Chemistry of Tea', que "explora a química por trás de diferentes estilos de chá, aborda a velha questão de quando, ou mesmo se, se deve adicionar leite e põe a química em prática com conselhos sobre como preparar a melhor chávena", de acordo com o Royal Society of Chemistry.

Além de aconselhar que a preparação seja feita numa chávena mais pequena e robusta para manter o chá mais quente ou a utilizar saquetas maiores que permitam que o chá se mova mais na água, a cientista afirmou que a fórmula perfeita precisa de uma pitada de sal e um pouco de limão.

Após a divulgação das conclusões da cientista na imprensa britânica, instalou-se a polémica. "Colocar sal no chá? Nunca vi nada tão ridículo", "Isto é basicamente uma declaração de guerra" ou "Isto parece um crime" são alguns dos comentários na rede social X (antigo Twitter).

Entretanto, a embaixada dos Estados Unidos em Londres já se pronunciou sobre o caso, considerando ser uma "proposta ultrajante" que "ameaça a relação especial" dos dois países. 

"Não podemos ficar de braços cruzados enquanto uma proposta tão ultrajante ameaça a própria base da nossa relação especial", lê-se na nota, que acrescenta que o "chá é o elixir da camaradagem" e "um laço sagrado" que une as duas nações. 

"Por isso, queremos assegurar ao bom povo do Reino Unido que a noção impensável de adicionar sal à bebida nacional da Grã-Bretanha não é política oficial dos Estados Unidos. E nunca o será. Vamos unir-nos na nossa solidariedade e mostrar ao mundo que quando se trata de chá, somos um só", acrescenta.

No entanto, no que parecia ser um tratado de paz, a embaixada volta a tocar num tom sensível para os britânicos, garantindo de forma irónica que "a embaixada dos EUA vai continuar a fazer chá da forma correta - no microondas".

O gabinete do governo britânico já respondeu à provocação e defendeu que "discorda totalmente" da declaração da Embaixada dos Estados Unidos em Londres porque "o chá só pode ser feito com uma chaleira".

Leia Também: "Onde está a japonesidade?" Modelo nascida na Ucrânia coroada Miss Japão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10