Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Genocídio em Gaza? TIJ fala em decisão histórica na 6.ª-feira

Em causa estão as acusações de crimes de genocídio por parte de Israel em Gaza.

Genocídio em Gaza? TIJ fala em decisão histórica na 6.ª-feira

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) disse, esta quarta-feira, que iria proferir uma decisão histórica muito aguardada no processo contra Israel, que está a ser acusado de genocídio pelo conflito em Gaza.

Segundo avança a Agência France-Presse (AFP), o tribunal, que é o mais alto da Organização das Nações Unidas, poderá ordenar que Telavive coloque um fim à campanha militar em Gaza, que se desencadeou depois do ataque do Hamas em Israel, a 7 de outubro.

A acusação da África do Sul avançou no final do mês de dezembro, com a formalização de uma acusação crimes de genocídio no enclave palestiniano.

Na altura, governo do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que é também presidente do partido Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994 e antigo aliado da Autoridade Palestiniana e do movimento armado Hamas, frisou que Pretória "está seriamente preocupada com a situação dos civis apanhados nos atuais ataques israelitas à Faixa de Gaza devido ao uso indiscriminado da força e à remoção forçada de habitantes".

Já as audiências começaram no dia 11 deste mês, com uma discussões repartidas por dois dias.

Em relação a esta acusação, antes de o julgamento começar, a Human Rights Watch (HRW) alertou que o processo apresentado pela África no Sul contra Israel pode demorar anos, mas também obrigar a medidas no imediato.

Leia Também: Israel. Combates em Khan Yunis deixam centenas de doentes em hospital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório