Canadá limita entradas de estudantes estrangeiros por causa da habitação

O Canadá anunciou na segunda-feira um limite para as autorizações de entrada no país a estudantes estrangeiros, cujo número cresceu fortemente nos últimos anos, o que, segundo o governo, acentuou a crise da habitação.

Notícia

© Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

Lusa
23/01/2024 06:24 ‧ 23/01/2024 por Lusa

Mundo

Canadá

"Para garantir que não há um novo crescimento de estudantes estrangeiros no Canadá em 2024, vamos estabelecer um limite nacional das solicitações durante dois anos", disse o ministro da Imigração, Marc Miller.

Em 202, o Canadá prevê dar 364 mil autorizações de permanência a estudantes estrangeiros, o que representa uma descida de 35% em relação ao ano anterior.

O limite só se vai aplicar aos novos pedidos, adiantou o Executivo de Justin Trudeau.

"A decisão visa proteger um sistema que abriu o caminho a abusos e a apoiar um crescimento demográfico durável no Canadá", acrescentou Miller.

Números oficiais apontam para a existência de mais de um milhão de estudantes estrangeiros no Canadá. A subida "rápida" do seu número "exerce uma pressão sobre as habitações, os cuidados de saúde e outros serviços" em algumas províncias, desenvolveu o ministro que também deplorou, sem identificar, "a pouca diversidade" dos países de onde vêm os estudantes.

O novo limite pretende também impedir algumas escolas privadas de se aproveitarem do sistema.

"Os estabelecimentos privados aproveitaram-se dos estudantes estrangeiros ao explorarem 'campus' desprovidos de recursos e impondo custos de frequência elevados, ao mesmo tempo que aumentavam o número de estudantes estrangeiros que acolhiam", acusou Miller.

O Canadá, cuja população superou em junho o limiar dos 40 milhões, enfrenta uma importante crise de habitação, que atinge todas as suas regiões.

Leia Também: Canadá não apoia premissa da acusação sul-africana de genocídio a Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas