Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Chefe da equipa da Al Jazeera na Faixa de Gaza vai ser operado no Qatar

O chefe da equipa da estação televisiva Al Jazeera na Faixa de Gaza, Wael Dahdouh, que perdeu vários familiares e ele próprio ficou ferido no seguimento de bombardeamentos israelitas, disse à AFP que saiu do território palestiniano.

Chefe da equipa da Al Jazeera na Faixa de Gaza vai ser operado no Qatar
Notícias ao Minuto

22:27 - 16/01/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Acompanhado por um familiar, saiu da Faixa de Gaza para o Egito, pelo posto fronteiriço de Rafah, com destino a Doha, onde vai ser operado a uma mão, ferida durante um dos bombardeamentos israelitas, e encontrar quatro dos seus filhos, que lá chegaram na semana passada.

Tornado um símbolo dos jornalistas palestinianos que cobrem a guerra na Faixa de Gaza, Wael Dahdouh, de 53 anos, perdeu a esposa, dois filhos e um neto quando os israelitas bombardearam o campo de refugiados de Nousseirat, no centro do território palestiniano, no final de outubro.

Em 07 de janeiro, um ataque israelita matou o seu filho Hamza Dahdouh, que também trabalhava para a Al Jazeera. No dia seguinte, dois outros membros da família, Mohammed et Ahmed Dahdouh também foram mortos.

Segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas, pelo menos 82 jornalistas e profissionais dos meios foram mortos desde o início da guerra em 07 de outubro, dos quais 75 palestinianos, quatro israelitas e três libaneses.

Segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, território que tem estado controlado pelo Hamas, o total de mortos recenseado desde o início desta guerra é de 24.285, na sua grande maioria mulheres, crianças e adolescentes.

Esta guerra foi desencadeada pelo ataque em 07 de outubro de militantes do Hamas no sul israelita, que causou a morte a cerca de 1.140 pessoas, na sua maioria civis, segundo um levantamento da AFP, feito a partir de números oficiais israelitas.

Leia Também: Al Jazeera rejeita que jornalistas mortos em Gaza fossem "terroristas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório