Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Milhares manifestam-se em Belgrado contra resultados eleitorais

Milhares de pessoas estão hoje a manifestar-se em Belgrado, a pedido da oposição, contra os resultados das eleições na Sérvia, quase um mês depois da vitória do Partido Progressista Sérvio (SNS), do Presidente Aleksandar Vucic.

Notícias ao Minuto

22:12 - 16/01/24 por Lusa

Mundo Belgrado

"Precisamos que lutem por novas eleições em condições diferentes", declarou Marinika Tepic, uma das principais figuras da oposição, prometendo continuar a lutar até à vitória.

Marinika Tepic salientou que a Europa e o mundo sabem os "ladrões foram apanhados em flagrante".

"Recebemos excelentes notícias da Europa. Amanhã [quarta-feira] vai ter lugar o debate no Parlamento Europeu sobre as eleições na Sérvia. Virámo-nos para a Europa e para o mundo, para a comunidade internacional, para lhes mostrar o que está a acontecer aqui na Sérvia e que não são possíveis eleições justas", acrescentou.

O SNS venceu as eleições legislativas e locais de 17 de dezembro, com 46,75% dos votos a nível nacional, mas os resultados estão a ser contestados com alegações de fraude.

Este resultado garante ao partido presidencial (da direita nacionalista) 129 dos 250 assentos parlamentares.

A principal coligação da oposição, Sérvia contra a Violência, obteve 23,66% dos votos (65 deputados), considerando os resultados eleitorais uma fraude.

O Presidente sérvio declarou em 30 de dezembro que o seu partido - que está no poder desde 2012 - deveria ter maioria absoluta a nível nacional.

As votações de 17 de dezembro foram contestadas desde o primeiro dia pela oposição, que denuncia a existência de fraude, promovendo manifestações quase diárias em frente à sede da Comissão Eleitoral e bloqueios das ruas de Belgrado, para além de pedir à União Europeia para organizar uma investigação internacional independente para verificar as suas alegações de irregularidades.

Leia Também: Milhares protestam de novo em Belgrado contra alegada fraude eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório