Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Líderes abordam em Davos doença que pode ser 20x mais fatal do que Covid

Liderada pelo diretor-geral da OMS, a conversa abordará os "novos esforços necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios que se avizinham".

Líderes abordam em Davos doença que pode ser 20x mais fatal do que Covid
Notícias ao Minuto

17:44 - 15/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Davos

A 54.ª edição do Fórum de Davos, que arranca esta segunda-feira, contará com uma discussão sobre a ‘Doença X’ que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "poderá provocar 20 vezes mais mortes do que a pandemia do coronavírus".

O painel, que ocorrerá no dia 17 de janeiro, centrar-se-á na hipotética ‘Doença X’, termo cunhado em 2018 para se referir a um patógeno ainda desconhecido, mas que poderá vir a afetar a humanidade no futuro – quer seja uma nova estripe do coronavírus, como foi o caso do SARS-CoV-2, do vírus influenza, ou um novo vírus de origem animal.

Liderada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a conversa abordará os "novos esforços necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios que se avizinham", segundo a descrição do Fórum Económico Mundial.

Na sombra da Gripe Espanhola: 'Doença X' pode matar milhões de indivíduos

Epidemia fatal. Praga devastadora denominada pelos cientistas como ‘Doença X’ poderá matar milhões de indivíduos saudáveis… assim como a influenza espanhola aniquilou 5% da população mundial, no inicio do século XX.

Liliana Lopes Monteiro | 10:45 - 25/02/2019

A sessão contará ainda com as intervenções da ministra da saúde brasileira, Nisia Trindade Lima, do presidente do conselho da farmacêutica AstraZeneca, Michel Demaré, do CEO da Royal Philips, Roy Jakobs, e da vice-presidente executiva da rede de hospitais indiana Apollo, Preetha Reddy.

É que, recorde-se, a ‘Doença X’ é considerada uma doença prioritária, como é o caso da Covid-19, do vírus Ébola, do vírus Zika, da febre hemorrágica da Crimeia-Congo, da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) e da síndrome respiratória aguda grave (SARS).

'Doença X': Comportamento humano pode gerar novas e mais duras pandemias

"Existe uma única espécie responsável pela pandemia do Covid-19, nós, os humanos", afirma estudo científico.

Notícias Ao Minuto | 10:16 - 28/04/2020

De notar que, segundo o The Independent, cientistas do Reino Unido apontaram que uma vacina para um novo vírus com potencial pandémico poderia ser desenvolvida em apenas 100 dias.

Em agosto do ano passado, investigadores da Universidade de Oxford anunciaram que estavam a analisar como é que poderiam adaptar a vacina criada para a Covid-19 para a ‘Doença X’, bem como como é que outras vacinas poderiam ser desenvolvidas para impedir ameaças futuras.

Leia Também: Líderes mundiais reúnem-se em Davos com geopolítica no centro dos debates

Recomendados para si

;
Campo obrigatório