Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vulcão Monte Marapi volta a entrar em erupção na Indonésia. Há imagens

Jatos de cinzas da erupção foram vistos a cobrir estradas e veículos em aldeias próximas.

Notícias ao Minuto

08:36 - 14/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

O vulcão Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção novamente, este domingo, expelindo fumo e cinzas para o ar. Não houve relatos de vítimas.

De acordo com o Observatório do Vulcão Merapi, foi registada uma erupção com uma coluna de cinzas a cerca de 1.300 metros de altura do seu pico, seguida por uma chuva de cinzas. Jatos de cinzas da erupção foram vistos a cobrir estradas e veículos em aldeias próximas.

Pelo menos 100 residentes foram retirados desde sexta-feira, depois de as autoridades indonésias terem aumentado o nível de alerta do vulcão do nível 2 para o nível 3, ou o segundo nível mais alto, na quarta-feira.

Marapi é conhecido por erupções repentinas que são difíceis de prever porque não são causadas por um movimento profundo de magma, o que desencadeia tremores que são registados em monitores sísmicos.

Uma erupção inesperada no início de dezembro lançou fortes colunas de cinzas de até 3 quilómetros que mataram 24 alpinistas e feriram outros.

Cerca de 1.400 pessoas vivem nas encostas de Marapi em Rubai e Gobah Cumantiang, as aldeias mais próximas a cerca de 5 a 6 quilómetros do pico do vulcão.

Marapi está ativo desde uma erupção em janeiro do ano passado que não causou vítimas e está entre os mais de 120 vulcões ativos na Indonésia, encontrando-se sujeito a perturbações sísmicas devido à sua localização no 'Anel de Fogo' do Pacífico.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Alerta de nível máximo em ilha da Indonésia devido a possível erupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório