Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 15 mortos durante tumultos na Papua Nova Guiné

Pelo menos 15 pessoas morreram em tumultos que afetaram esta madrugada várias cidades da Papua Nova Guiné, onde o Governo convocou o exército para tentar restaurar a ordem pública.

Pelo menos 15 mortos durante tumultos na Papua Nova Guiné
Notícias ao Minuto

06:24 - 11/01/24 por Lusa

Mundo Papua Nova Guiné

Após um protesto pacífico convocado na quarta-feira pela polícia e outras forças de segurança, populares aproveitaram a situação para realizar saques em Port Moresby, a capital, e na cidade de Lae, a segunda mais populosa do país.

De acordo com o último relatório publicado pela polícia metropolitana de Lae, oito pessoas morreram na capital e sete em Lae, avançou a televisão pública australiana ABC.

"O serviço de ambulância recebeu um grande número de chamadas de emergência na capital relacionadas com tiroteios e pessoas feridas numa explosão", sublinhou o serviço de emergência de Saint John Papua Nova Guiné na rede social Facebook.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram armazéns em chamas e grandes multidões a participar em saques, que se espalharam por outras regiões e duraram até altas horas da madrugada, de acordo com o jornal local Post-Courier.

Antes dos tumultos, cerca de 200 agentes policiais, militares e agentes penitenciários em greve entraram pacificamente no Parlamento durante uma manifestação para protestar contra o aumento dos impostos sobre os salários dos funcionários públicos.

O primeiro-ministro da Papua Nova Guiné pediu hoje à população que não "saia às ruas e faça o que lhe apeteça" e sublinhou que é imperativo que o país restabeleça a segurança, prometendo abrir uma investigação para determinar as responsabilidades.

Na quarta-feira, "a polícia não trabalhava na cidade e as pessoas recorreram à anarquia", lamentou James Marape.

Dada a situação tensa, o primeiro-ministro autorizou na quarta-feira o pessoal da Defesa a "ajudar a polícia a restaurar a ordem" no país.

Os militares pediram hoje calma a uma multidão reunida em Lae, depois de bloquear ruas e fechar vários edifícios públicos na cidade, de acordo com um vídeo publicado pelo Post-Courier.

A Papua Nova Guiné é uma nação rica em recursos naturais, mas grande parte dos 12 milhões de habitantes vivem em extrema pobreza, nomeadamente em áreas remotas onde falta comunicação e segurança, bem como serviços básicos de saúde e educação.

O país, que se tornou independente da Austrália em 1975, tem também uma longa história de intriga política, corrupção e conflitos internos.

O Governo da Papua Nova Guiné assinou um acordo de segurança com Camberra em dezembro que prevê ajuda financeira para modernizar as forças policiais do país.

Leia Também: Papua Nova Guiné. Manifestação de funcionários públicos torna-se violenta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório