Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Grupo associado ao Estado Islâmico reivindica explosão em Cabul

Uma fação associada ao grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje a responsabilidade pela explosão de uma carrinha na capital afegã, que matou pelo menos três pessoas.

Grupo associado ao Estado Islâmico reivindica explosão em Cabul
Notícias ao Minuto

15:54 - 10/01/24 por Lusa

Mundo Cabul

Num comunicado, o grupo extremista referiu que fez detonar terça-feira um explosivo escondido num veículo pertencente a funcionários da principal prisão afegã em Cabul, matando e ferindo cerca de 10 pessoas.

O porta-voz da polícia afegã, Khalid Zadran, confirmou a explosão de uma bomba, bem como a morte de três civis e de ferimentos em quatro outros.

Zadran acrescentou que a explosão ocorreu na parte oriental da cidade, na zona de Alokhail, e que a polícia tinha detido um suspeito.

A filial do grupo Estado Islâmico na região já realizou no passado ataques contra xiitas, que o EI considera apóstatas.

Noutro incidente, pelo menos sete civis ficaram hoje feridos depois de uma granada de mão ter sido lançada contra um veículo da polícia no oeste da cidade de Herat, capital da província homónima, segundo o porta-voz do chefe da polícia local, Abdullah Ensaf.

Ensaf adiantou que nenhum polícia ficou ferido no ataque, que, até agora, ninguém reivindicou.

No fim de semana, o EI reivindicou a responsabilidade pela explosão de um miniautocarro na zona ocidental de Cabul, que matou pelo menos cinco pessoas.

O grupo afiliado do EI tem sido um dos principais rivais dos talibãs desde que estes últimos assumiram o controlo do Afeganistão em agosto de 2021, com a retirada das tropas norte-americanas e de outros países. 

Os militantes do EI atacaram em Cabul e nas províncias do norte.

Leia Também: Estado Islâmico reivindica segundo ataque em três dias no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório