Procurar

Maior líder de tráfico foge da prisão. Equador em estado de exceção

'Fito' é alegadamente o líder dos Los Choneros, considerado pelas autoridades equatorianas um dos maiores grupos criminosos do país, com alegadas ligações a cartéis mexicanos.

Maior líder de tráfico foge da prisão. Equador em estado de exceção Maior líder de tráfico foge da prisão. Equador em estado de exceção
Anterior Seguinte
Galeria

18 Fotos

© Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images)

Notícias ao Minuto com Lusa
08/01/2024 23:59 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Equador

O presidente do Equador, Daniel Noboa, confirmou, esta segunda-feira, a fuga da prisão do maior líder de tráfico de droga do país.

A fuga ocorreu no domingo e foi confirmada depois de o Ministério Público ter informado, no mesmo dia,  que havia aberto uma investigação ao caso e de ter sido convocada uma reunião de urgência do Conselho de Estado e Segurança Pública pelo presidente.

Face à fuga de José Adolfo Macías Salazar, o cabecilha de um dos principais grupos de crime organizado do país, mais conhecido como 'Fito', Daniel Noboa anunciou que o país vai entrar num novo 'estado de exceção' para facilitar o trabalho das Forças Armadas. A medida permite, por exemplo, entrar em residências, afeta a circulação de trânsito na via pública e impõe um recolher obrigatório.

"Acabo de assinar o decreto de estado de exceção para que as Forças Armadas tenham todo o apoio político e legal em agir. Não negociaremos com terroristas, nem descansaremos até devolver a paz aos equatorianos", disse o presidente, num vídeo divulgado nas redes sociais. 

As autoridades, que levaram algum tempo a admitir a fuga do criminoso, revelaram que cerca de 3.000 agentes de segurança estão nas ruas, naquilo que descreveram como uma busca urgente pelo "prisioneiro mais procurado" do Equador.

'Fito' é alegadamente o líder dos Los Choneros, considerado pelas autoridades equatorianas um dos maiores grupos criminosos do país, com alegadas ligações a cartéis mexicanos.

O grupo Los Choneros surgiu nos anos de 1990 em Chone, cidade da província costeira de Manabí, e progressivamente ganhou força nas rotas do tráfico de drogas, particularmente no trânsito de cocaína da Colômbia para ser posteriormente transportada por via marítima para a América do Norte.

De acordo com relatórios policiais, o grupo dedica-se atualmente ao tráfico de droga, extorsão, assassínios e tráfico de armas, entre outros crimes, e estão em conflito com os grupos rivais Los Lobos e Los Tiguerones, incluindo no interior das prisões.

Notícias ao Minuto© Forças Armadas Equador/Redes Sociais

Veja na galeria acima as imagens que mostram a grande operação em curso para apanhar 'Fito'.

Leia Também: Equador abre investigação sobre suposta fuga da prisão de líder de gangue

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10