Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Grupo preso em gruta na Eslovénia há dois dias poderá ser resgatado hoje

O grupo entrou na gruta na manhã de sábado para uma visita ao sistema de oito quilómetros de cavernas com uma cadeia de lagos subterrâneos. 

Grupo preso em gruta na Eslovénia há dois dias poderá ser resgatado hoje
Notícias ao Minuto

10:22 - 08/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Eslovénia

As cinco pessoas que se encontram presas na gruta de Krizna Jama, na Eslovénia, desde sábado, poderão ser resgatadas esta segunda-feira. O grupo, composto por uma família de três pessoas e dois guias, ficou impedido de sair do local devido ao aumento do nível da água provocado pelas fortes chuvas na região.

De acordo com o jornal esloveno 24 UR, o nível da água baixou durante a noite de domingo e foi lançada uma operação de resgate das cinco pessoas, que se encontram a cerca de 2,4 quilómetros de entrada da gruta. 

"Se tudo correr conforme o planeado, podemos esperar o resgate das pessoas que ficaram presas durante o dia de hoje", anunciou a Associação de Espeleologia da Eslovénia.

O grupo entrou na gruta na manhã de sábado para uma visita ao sistema de oito quilómetros de cavernas com uma cadeia de lagos subterrâneos. 

No domingo, as equipas de resgate afirmaram que os mergulhadores chegaram ao grupo, tendo-o levado para um local seguro dedicado para este tipo de emergências e montaram um abrigo aquecido. Na altura, o diretor da Associação de Espeleologia da Eslovénia, Igor Benko, estimou que o resgate poderia demorar vários dias.

Já Sandi Curk, comandante do quartel-general regional da Proteção Civil de Notranjska, adiantou que o resgate só poderia avançar quando fossem confirmadas "todas as garantias profissionais e pessoais de que será possível retirar as cinco pessoas afetadas, bem como todos os socorristas".

"Temos que perceber que estas são condições extremas de resgate e mergulho. A água está a 6 graus, a visibilidade é de três a cinco centímetros e as águas subterrâneas têm um fluxo imenso", explicou, citado pelo 24 UR.

Leia Também: Chuvas fortes deixam cinco pessoas presas em gruta na Eslovénia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório