Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Padres espanhóis fazem petição contra bênção de casais homossexuais

Petição já soma mais de 2.400 assinaturas.

Padres espanhóis fazem petição contra bênção de casais homossexuais
Notícias ao Minuto

22:39 - 05/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um quarteto de padres das dioceses de Toledo e Cádis, em Espanha, lançaram uma petição na plataforma Change.org, a pedir ao Papa Francisco que anule a declaração 'Fiducia supplicans' que permite aos clérigos dar bênçãos a casais do mesmo sexo ou divorciados que voltaram a casar, fora de qualquer ritualização e imitação do matrimónio.

"Benzer casais em situação irregular ou em convivência homossexual, ainda que seja de forma extra-litúrgica contradiz o plano de Deus. Em boa consciência, não podemos aceitar o reconhecimento deste tipo de bênçãos", lê-se na petição, citada pela agência Europa Press.

Os padres, apoiados por uma centena de figuras também associadas à Igreja, pedem "filialmente" ao Papa Francisco, assim, que "anule" a declaração.

A petição já conta mais de 2.400 assinaturas, argumentando os seus autores que, segundo o código de Direito Canónico, os fiéis "têm direito, e às vezes até o dever, em razão do seu próprio conhecimento, competência e prestígio, de manifestar aos pastores sagrados a sua opinião sobre aquilo que pertence ao bem da Igreja".

A declaração do Papa Francisco relativamente às bênçãos a casais homossexuais tem causado divisões no mundo, com alguns clérigos a questionar a validade da permissão, por ir, alegadamente, contra a doutrina da Igreja Católica.

O Vaticano defendeu, na quinta-feira, a declaração, rejeitando que se trate de heresia. "Não há espaço para nos distanciarmos doutrinariamente" da declaração, ou "para a considerar herética, contrária à Tradição da Igreja ou blasfema", refere o comunicado do Dicastério para a Doutrina da Fé, citado pela agência Associated Press (AP).

Leia Também: Dois homens encontrados mortos a tiro num carro em Toledo. Eram irmãos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório