Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Morreu a mulher imortalizada por Doisneau em fotografia de beijo em Paris

Françoise Bornet, que morreu aos 93 anos, era uma das protagonistas da fotografia intitulada 'O Beijo do Hotel de Ville'.

Morreu a mulher imortalizada por Doisneau em fotografia de beijo em Paris
Notícias ao Minuto

20:38 - 03/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Fotografia

Françoise Bornet, que protagonizou um dos beijos mais famosos da História, morreu aos 93 anos. A mulher ficou imortalizada numa imagem do famoso fotógrafo francês Robert Doisneau, em Paris.

A fotografia, intitulada 'O Beijo do Hotel de Ville' [a imagem acima mostra a mulher, em Paris, acompanhada pelo marido], foi captada em 1950 e mostra Françoise Bornet nos braços do então namorado, Jacques Carteaud, enquanto trocam um beijo. O sucesso da imagem, a preto e branco, chegou, contudo, na década de 1980, aparecendo em cartazes, portais, calendários e canecas.

Na altura, vários casais alegaram ser o homem e a mulher que apareciam na fotografia e levaram o caso à Justiça, mas todos os processos foram arquivados depois de Robert Dosneau revelar o nome dos protagonistas da imagem.

A fotografia foi encenada tal como, alguns anos mais tarde, Françoise Bornet contou em declarações à imprensa francesa. A mulher e o então namorado estudavam teatro e foram vistos num café parisiense pelo fotógrafo, que tinha sido contratado pela revista americana 'Life' para produzir uma série de fotografias sobre o amor na capital francesa.

"Ele disse: 'Eu sou Robert Doisneau, acho-vos charmosos e perguntei-me se aceitariam beijar-se novamente na frente da minha câmara", contou.

O romance de Bornet e Carteaud durou nove meses e a mulher acabou por se casar com outro homem. O fotógrafo francês morreu em 1994, enquanto Carteaud morreu em 2006.

Para provar que a sua história era verdadeira, Bornet apresentou uma cópia original da fotografia, que estava assinada por Doisneau. Em 2005, Bornet vendeu num leilão esta cópia por 155 mil euros.

Bornet morreu "no dia de Natal", segundo a jornalista Margot Nicodème.

Leia Também: "Foi divertido". Gémeos nascem em dias, meses e anos diferentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório