Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 26º

Papa defende que Igreja deve "redescobrir o seu rosto feminino"

O Papa defendeu hoje que a Igreja deve "redescobrir o seu rosto feminino" e que o mundo deve tomar as mães como referência "para encontrar a paz", alertando que "quem faz mal a uma mulher profana a Deus".

Papa defende que Igreja deve "redescobrir o seu rosto feminino"
Notícias ao Minuto

11:25 - 01/01/24 por Lusa

Mundo Vaticano

"A Igreja precisa de Maria para redescobrir o seu próprio rosto feminino, para se tornar mais semelhante àquela que, como mulher, Virgem e Mãe, representa o seu modelo e a sua figura perfeita", afirmou o Papa no dia em que a Igreja Católica celebra o Dia da Solenidade de Santa Maria.

Na missa de Ano Novo, na Basílica de São Pedro, Francisco defendeu que o mundo precisa de "olhar para as mães e mulheres para encontrar a paz, para escapar das espirais de violência e ódio, e mais uma vez ter olhos e corações humanos que vejam".

Perante os altos funcionários da Cúria Romana e outras autoridades e fiéis, o Papa apelou a "toda sociedade" para "acolher o dom das mulheres, de cada mulher, respeitá-las, cuidar delas, valorizá-las".

Porque, afirmou, "quem faz mal a uma mulher profana Deus, nascido de mulher", de Maria.

"O nosso tempo, vazio de paz, precisa de uma Mãe que reúna a família humana. Olhemos para Maria como construtores de unidade", exortou o pontífice.

A Igreja celebra o Dia Mundial da Paz no Ano Novo desde 1967.

Este ano, para assinalar a data, o Papa publicou uma mensagem na qual abordou os riscos da Inteligência Artificial.

"A inteligência artificial deve ser entendida como uma galáxia de realidades diferentes e não podemos assumir 'a priori' que o seu desenvolvimento dará um contributo benéfico para o futuro da humanidade e para a paz entre os povos. Um resultado tão positivo só será possível se formos capazes agir com responsabilidade", disse ele.

Leia Também: Papa pede a intervenientes nas guerras que escutem "a voz da consciência"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório