Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Gaza a lutar contra fome catastrófica. 40% corre o risco de passar fome"

O alerta é da agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA).

"Gaza a lutar contra fome catastrófica. 40% corre o risco de passar fome"
Notícias ao Minuto

13:19 - 28/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo UNRWA

A agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA) afirmou, esta quinta-feira, que 40% da população de Gaza corre o risco de passar fome.

Numa publicação na rede social X, a agência, citando Thomas White, diretor de assuntos da UNRWA no enclave, afirmou que o "Gaza está a lutar contra uma fome catastrófica", acrescentando que "40% da população corre agora o risco de passar fome".

"A realidade é que precisamos de mais ajuda. A única esperança que resta é um cessar-fogo humanitário", adiantou ainda.

Segundo a UNRWA, "cada dia é uma luta pela sobrevivência, por encontrar comida e água”.

A agência revelou também que "no sul de Gaza, a UNRWA continua a distribuir farinha, tendo chegado a 145.724 famílias até agora". "Refeições quentes são fornecidas em abrigos transformados em escolas da UNRWA, mas o número médio de pessoas nesses abrigos é superior a 12.000 - quatro vezes acima da capacidade. Simplesmente não há comida suficiente", frisou.

De recordar que Israel declarou guerra ao Hamas depois de o grupo islamita palestiniano ter lançado um ataque sem precedentes em solo israelita, em 07 de outubro, a partir da Faixa de Gaza.

O ataque causou cerca de 1.200 mortos e os comandos do Hamas fizeram ainda 240 reféns que levaram para a Faixa de Gaza, segundo as autoridades israelitas.

Desde então, Israel tem atacado Gaza por ar, terra e mar, numa operação para aniquilar o Hamas que causou até agora mais de 21.000 mortos, segundo o grupo islamita.

Leia Também: "Embaixadora não regressará [a Ancara] enquanto Erdogan for presidente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório