Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bielorrússia anuncia que envio de armas nucleares russas foi concluído

O Presidente da Bielorrússia disse hoje que a Rússia completou o envio de armas nucleares táticas para o seu país, uma iniciativa que está a suscitar apreensão na Polónia e na região.

Bielorrússia anuncia que envio de armas nucleares russas foi concluído
Notícias ao Minuto

20:55 - 25/12/23 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Durante um encontro em São Petersburgo da União Económica Euro-asiática (UEE), um bloco económico liderado por Moscovo, o Presidente bielorrusso Alexander Lukashenko indicou que o transporte deste armamento foi completado em outubro, mas não forneceu detalhes sobre o seu número ou o local onde estão depositadas.

As armas nucleares táticas, destinadas a ser utilizadas no campo de batalha, possuem um raio de alcance limitado, se comparadas com os mísseis de longo alcance que transportem ogivas nucleares. A Rússia disse que vai manter o controlo sobre este armamento enviado para o país vizinho e aliado.

Lukashenko justificou a receção das armas nucleares russas para conter a agressão da Polónia, um país da NATO. A Polónia fornece à vizinha Ucrânia apoio militar e político, na sequência da invasão militar da Rússia e associou-se às sanções internacionais contra a Rússia e Bielorrússia.

As tropas russas estacionadas na Bielorrússia invadiram a Ucrânia a partir do norte nos primeiros dias da guerra, mas não existem relatos sobre a participação de forças militares bielorrussas nessa ofensiva.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: UE continuará a sancionar Bielorrússia até que haja eleições democráticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório