Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Irão rejeita envolvimento nos ataques hutis no Mar Vermelho

O Irão rejeitou hoje as acusações dos Estados Unidos de envolvimento nos recentes ataques dos rebeldes hutis do Iémen contra navios comerciais no Mar Vermelho.

Irão rejeita envolvimento nos ataques hutis no Mar Vermelho
Notícias ao Minuto

18:50 - 23/12/23 por Lusa

Mundo Mar Vermelho

"A resistência [serão os grupos armados que lutam contra Israel] tem as suas próprias forças e age de acordo com as suas próprias decisões e capacidades", disse o vice-ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Ali Bagheri, à agência noticiosa local Mehr.

A agência de notícias escreveu que o responsável reagia às "alegações ocidentais" de que Teerão estaria a "informar" os hutis iemenitas sobre "a localização de navios americanos".

Alegando estar a apoiar os palestinianos do Hamas na sua guerra contra Israel, os rebeldes iemenitas, apoiados por Teerão, reivindicaram nas últimas semanas a responsabilidade por vários ataques a navios comerciais ligados, disseram, a Israel.

Na sexta-feira, a Casa Branca acusou o Irão de estar "fortemente envolvido no planeamento" dos recentes ataques dos rebeldes hutis, fornecendo-lhes "equipamento militar sofisticado" e "assistência dos serviços secretos".

Já hoje um ataque de um drone a um navio comercial no Oceano Índico causou danos mas não feridos, de acordo com duas agências de navegação, uma das quais afirmou que o navio estava ligado a Israel. Não ficou imediatamente claro quem foi o responsável pelo ataque.

Segundo as autoridades norte-americanas os hutis, que controlam uma grande parte do território iemenita, incluindo a capital Sanaa, lançaram mais de 100 ataques com drones e mísseis, visando 10 navios mercantes, implicando mais de 35 países.

Leia Também: EUA contam com mais de 20 países em missão para combater Hutis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório