Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Gaza. Feridos em hospital de campanha tratados apenas com gaze e iodo

No Hospital Nasser, em Khan Younis, "os médicos estão a pisar os corpos de crianças mortas para tratar outras crianças que vão acabar por morrer de qualquer forma", revela ainda a agência Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Gaza. Feridos em hospital de campanha tratados apenas com gaze e iodo
Notícias ao Minuto

17:51 - 22/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

Só há gaze e iodo para tratar os pacientes feridos num hospital de campanha, na escola central Al-Sayedah Khadijada, localizada em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, revelou um cirurgião palestiniano em entrevista à agência Reuters.

O médico Bashir al-Hourani trabalha no hospital de campanha no meio da ofensiva violenta de Israel, tratando dos feridos que são encaminhados dos poucos hospitais sobrecarregados que estão ainda em funcionamento.

"Não temos mais nada", afirma o cirurgião, mostrando um frasco com iodo e uma gaze que estava a usar para desinfetar a longa cicatriz cirúrgica no tronco e no estômago de um civil ferido.

"Este doente devia estar no hospital mas, devido à sobrelotação, foi transferido para o hospital de campanha. Temos dezenas de doentes como este. Temos crianças que são difíceis de tratar. Mudamos os pensos num dia e no dia seguinte encontramos uma infeção porque não há esterilização, não há locais especializados, não há sacos de lixo", afirmou al-Hourani.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), a agência Médicos Sem Fronteiras (MSF), afirmou que no Hospital Nasser, em Khan Younis, "os médicos estão a pisar os corpos de crianças mortas para tratar outras crianças que vão acabar por morrer de qualquer forma".

Leia Também: Israel diz ter matado 2.000 combatentes em Gaza desde final da trégua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório