Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Giuliani declara falência após ser condenado a pagar 135 milhões

Rudy Giuliani entrou com um pedido de falência, depois ter sido condenado a pagar 148 milhões de dólares (135 milhões de euros) a duas ex-funcionárias eleitorais da Geórgia por difamação e ameaças racistas e assédio.

Giuliani declara falência após ser condenado a pagar 135 milhões
Notícias ao Minuto

22:55 - 21/12/23 por Lusa

Mundo Rudy Giuliani

No seu pedido de falência, o antigo 'mayor' de Nova Iorque listou quase 153 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) em dívidas existentes ou potenciais, incluindo perto de um milhão de dólares (912 mil euros) em obrigações fiscais, dinheiro que deve aos seus advogados e muitos milhões de dólares em potenciais julgamentos em ações judiciais contra si.

Estimou os seus ativos entre um milhão e 10 milhões de dólares (9,1 milhões de euros).

A maior dívida é de 148 milhões de dólares que foi condenado a pagar há uma semana por difamação sobre funcionárias eleitorais do Estado da Geórgia, decorrentes das eleições presidenciais de 2020.

Ted Goodman, conselheiro político e porta-voz de Giuliani, ex-candidato presidencial republicano e alto funcionário do Departamento de Justiça, disse em comunicado que o pedido "não deveria ser uma surpresa para ninguém".

"Ninguém poderia razoavelmente acreditar que o 'mayor' Giuliani seria capaz de pagar uma quantia punitiva tão alta", acrescentou Goodman.

Adiantou que o pedido de falência dará a Giuliani a "oportunidade e o tempo para entrar com um recurso, ao mesmo tempo que proporciona transparência às suas finanças sob a supervisão do tribunal de falências, para garantir que todos os credores sejam tratados de forma igual e justa durante todo o processo".

No entanto, declarar falência provavelmente não apagará os 148 milhões de dólares em danos que um júri concedeu aos antigos trabalhadores eleitorais da Geórgia, Ruby Freeman e Wandrea 'Shaye' Moss. A lei de falências não permite a dissolução de dívidas resultantes de "dano intencional e malicioso" infligido a outra pessoa.

Leia Também: Tribunal condena ex-autarca de Nova Iorque a pagar indemnização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório