Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Bombas de fumo lançadas no parlamento da Albânia (pela 2.ª vez num mês)

Esta não é a primeira vez que o Partido Democrata coloca o parlamento albanês a 'arder', já que no mês passado o fizeram num debate do orçamento de Estado para 2024.

Bombas de fumo lançadas no parlamento da Albânia (pela 2.ª vez num mês)
Notícias ao Minuto

23:27 - 21/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Albânia

O parlamento da Albânia votou para retirar a imunidade legal ao antigo presidente Sali Berisha, e os seus apoiantes reagiram de uma forma 'incendiária'.

As imagens, partilhadas esta quinta-feira nas redes sociais mostram o momento em que bombas de fumo são ativadas, enchendo o espaço de fumo azul.

O antigo presidente albanês, entre 1992 e 1997 e também ex-primeiro-ministro, entre 2005 e 2013 está acusado de corrupção, e, caso seja considerado culpado, pode enfrentar uma pena entre quatro a 12 anos de prisão.

"Estou mais forte do que nunca", referiu Berisha ao sair do local rodeado de guarda-costas. O ex-governante, que dominou a política albanesa na década de 90 nega todas as acusações e diz que se trata de uma caça às bruxas "puramente política" levada a cabo pelo seu rival, o atual primeiro-ministro socialista, Edi Rama.

“Esta decisão não alcançará o seu objetivo de destruir a oposição. Em vez disso, irá mobilizá-lo com o lema: gora ou nunca'”, acrescentou, quando deputados do seu partido empilhavam cadeiras e acendiam o fumo.

Veja as imagens abaixo:

Esta não é a primeira vez que o Partido Democrata 'incendeia' esta câmara já que, no mês passado, o parlamento teve que interromper um debate quando vários deputados deste partido conservador provocaram um pequeno incêndio ao lançarem tochas incendiárias, numa tentativa de bloquear a aprovação do orçamento para 2024 - momento que também ficou registado.

Leia Também: Oposição albanesa provoca incêndio ao tentar bloquear orçamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório