Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo 2.º dia consecutivo, a cidade mais poluída do mundo é europeia

São vários os fatores que tornaram o ar em Sarajevo quase irrespirável para os habitantes, com o smog a marcar a paisagem da capital bósnia.

Pelo 2.º dia consecutivo, a cidade mais poluída do mundo é europeia
Notícias ao Minuto

17:29 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Crise Climática

A capital da Bósnia e Herzegovina foi esta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, considerada como a cidade mais poluída do mundo, segundo o índice de qualidade de ar que é atualizado com dados diários, numa altura em que a população volta a queixar-se das dificuldades respiratórias no principal centro urbano do país.

Segundo o índice da empresa suíça IQAir, que avalia a qualidade do ar pelo mundo inteiro em tempo real, o ar de Sarajevo foi considerado esta manhã como "muito pouco saudável", com uma pontuação de 301, à frente de Calcutá, na Índia, com 239.

A capital bósnia tem assistido a invernos recorrentes de grande poluição atmosférica e a uma presença constante de 'smog' - um fenómeno que mistura o fumo da poluição provocada por indústrias e veículos com um nevoeiro denso, provocando graves dificuldades respiratórias, riscos cardiovasculares, além da fraca visibilidade para transeuntes e condutores.

"Senti que ia chorar esta manhã porque tive de sair e inalar veneno para ir trabalhar. Eu sei que demora tempo, mas as autoridades são muito lentas e a poluição está a matar-nos", queixou-se Amra Jaganjac, uma residente de Sarajevo, à Associated Press.

Apesar de não ser tão movimentada como outras cidades consideradas extremamente poluídas (especialmente na China e na Índia, e outros países altamente dependentes do uso combustíveis fósseis no centro de grandes centros urbanos), Sarajevo existe num vale, rodeada pelas montanhas dos Balcãs.

Além disso, dada proliferação de edifícios altos que cortam a circulação do vento, do uso de carvão em aquecimento nas casas e dado o uso de veículos velhos e altamente poluentes, a emissão de gases de carbono aumentou cerca de 3% por ano ao longo da última década na região e o problema da poluição atmosférica em Sarajevo tornou-se num urgente e crítico.

Segundo os dados do Banco Mundial, citados pela AP, cerca de 3.300 pessoas morrem anualmente na Bósnia devido à poluição atmosférica no país, o que equivale a 9% da taxa de mortalidade anual. Cerca de 16% destas mortes acontecem em Sarajevo e em Banja Luka, uma importante cidade no noroeste do país.

As autoridades locais reconheceram que a poluição e o 'smog' são uma questão a resolver rapidamente, tendo dado passos nesse sentido ao avançar com medidas para melhorar transportes públicos e construir edifícios que sejam mais energeticamente eficientes.

O problema não é exclusivo a Sarajevo e espalha-se por toda a Bósnia especialmente durante o inverno, quando muitos bósnios ficam dependentes de carvão para aquecer as suas casas.

Leia Também: Associação Zero fala em "níveis alarmantes" de poluição do ar em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório