Roménia reforça frota com 2.º navio caça-minas adquirido ao Reino Unido

O segundo navio caça-minas M270 adquirido pela Roménia ao Reino Unido chegou hoje ao porto de Constanza, no mar Negro, para reforçar a missão de limpeza destes engenhos explosivos marítimos.

Roménia

© Shutterstock

Lusa
19/12/2023 23:57 ‧ 19/12/2023 por Lusa

Mundo

Roménia

Este é o segundo de dois navios do tipo Sandown, adquiridos por um total de 150 milhões de euros para detetar as minas flutuantes no mar Negro, zona que ganhou relevância estratégica devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O Ministério da Defesa romeno detalhou que o navio, que tem uma tripulação de aproximadamente 40 soldados, reforça a capacidade naval romena e permite enfrentar novas ameaças, como os riscos para navios comerciais que representam as minas à deriva.

Desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em fevereiro de 2022, foram detetadas 150 minas à deriva no mar Negro, um perigo para o tráfego marítimo. Seis destas minas estavam localizadas perto da costa romena, país do leste europeu que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Desde o início do conflito na Ucrânia, em 2022, que os aliados têm reforçado a sua presença no flanco leste da NATO, nomeadamente em países como a Roménia.

Leia Também: Escola colapsa parcialmente na Roménia e faz um morto e três feridos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas