Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 29º

Roménia reforça frota com 2.º navio caça-minas adquirido ao Reino Unido

O segundo navio caça-minas M270 adquirido pela Roménia ao Reino Unido chegou hoje ao porto de Constanza, no mar Negro, para reforçar a missão de limpeza destes engenhos explosivos marítimos.

Roménia reforça frota com 2.º navio caça-minas adquirido ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

23:57 - 19/12/23 por Lusa

Mundo Roménia

Este é o segundo de dois navios do tipo Sandown, adquiridos por um total de 150 milhões de euros para detetar as minas flutuantes no mar Negro, zona que ganhou relevância estratégica devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O Ministério da Defesa romeno detalhou que o navio, que tem uma tripulação de aproximadamente 40 soldados, reforça a capacidade naval romena e permite enfrentar novas ameaças, como os riscos para navios comerciais que representam as minas à deriva.

Desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em fevereiro de 2022, foram detetadas 150 minas à deriva no mar Negro, um perigo para o tráfego marítimo. Seis destas minas estavam localizadas perto da costa romena, país do leste europeu que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Desde o início do conflito na Ucrânia, em 2022, que os aliados têm reforçado a sua presença no flanco leste da NATO, nomeadamente em países como a Roménia.

Leia Também: Escola colapsa parcialmente na Roménia e faz um morto e três feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório