Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Votação no referendo à nova Constituição do Chade decorreu sem incidentes

A votação no referendo à nova Constituição do Chade, no continente africano, decorreu hoje sem incidentes, depois de uma parte significativa da oposição e da sociedade civil ter apelado ao boicote.

Votação no referendo à nova Constituição do Chade decorreu sem incidentes
Notícias ao Minuto

19:43 - 17/12/23 por Lusa

Mundo Chade

As urnas abriram às 7 horas (hora local) e encerraram às 17 horas (hora local), mas algumas assembleias de voto prolongaram o horário para lá do estabelecido.

Os resultados oficiais provisórios do referendo deverão ser anunciados no dia 24 de dezembro, devendo depois o Supremo Tribunal validá-los no dia 28.

Apesar de os resultados só serem divulgados no final de mês, o sim deverá vencer, depois de o poder militar, que governa o país, ter financiado e liderado uma campanha nesse sentido, estabelecendo um regime em que o chefe de Estado concentra a maior parte do poder.

Já grande parte da oposição, que defendeu o não e o federalismo, apelou ao boicote ao referendo, apesar de várias intimidações e ameaças.

"Cada boletim de voto colocado na urna é mais um passo em direção à estabilidade e prosperidade do nosso país", afirmou o Presidente do Chade, Mahamat Idriss Déby.

Na capital daquele país africano, a mobilização eleitoral parecia bastante limitada, segundo constaram jornalistas da Agence-France Press (AFP).

Leia Também: Chade. Divergências sobre referendo à nova constituição ameaçam transição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório